Discutir inovações e desafios no ensino da Medicina Veterinária no Brasil é o objetivo do 26º Seminário Nacional de Educação da Medicina Veterinária, promovido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O evento será realizado nos dias 9 e 10 de abril de 2025, no auditório do Uniceub, em Brasília. As inscrições estão abertas até 5 de abril na plataforma Sympla.
Educadores, profissionais e estudantes participarão de palestras com temas como “Inteligência Artificial na Prática Veterinária”. Haverá, ainda, rodas de conversa que debaterão assuntos “Desafios do Ensino/Aprendizagem no Contexto da Saúde Mental”. “O seminário é uma excelente oportunidade para entender o momento atual e debater o futuro da formação veterinária no país”, diz a médica-veterinária Maria Clorinda, que é presidente da Comissão Nacional de Educação em Medicina Veterinária do CFMV.
Em entrevista ao Estúdio CFMV, Maria Clorinda apresentou um panorama da atual situação do ensino da Medicina Veterinária no Brasil destacando que o país tem mais de 500 cursos de graduação. A articulação do Sistema CFMV/CRMVs no MEC e no Congresso Nacional para reforçar a qualidade do ensino também esteve em debate. A íntegra da entrevista pode ser conferida no canal do CFMV, no Youtube.
Veja a programação completa:
9 de abril
8h às 9h45 – Como a Inteligência Artificial está Redirecionando a Educação Superior - Celso Niskier – Reitor Centro Universitário Uni Carioca
10h15 às 12h – Inteligência Artificial na Prática Veterinária - Gabriel Labeca Ferreira Nogueira Borges – Laudo Ademy
14h às 16h – Roda de Conversa – Desafios do Ensino/Aprendizagem no Contexto da Saúde Mental
Saúde Mental do Profissional da Medicina Veterinária - Bianca Stevanin Gresele – Psicóloga clínica, especialização em Psicologia Analítica
14h às 16h – Saúde Mental da Comunidade Universitária
Jorge Tarcísio da Rocha Falcão – Professor-titular e pesquisador do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
16h30 às 18h – Roda de Conversa – Inclusão e Acessibilidade Curricular de Pessoas com Deficiência
Márcia Denise Pletsch – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
10 de abril
8h às 10h – Apresentação das Diretrizes para os Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária
Roda de Conversa – Implementação das novas DCNs: orientações e dúvidas
Maria Clorinda Soares Fioravanti – CNEMV/Universidade Federal de Goiás
10h30 às 12h – a definir
14h às 15h - Despertando a cultura da pesquisa, da autoavaliação e do planejamento estratégico – ferramentas para a melhoria da qualidade do ensino
Rinaldo Aparecido Mota – Universidade Federal Rural de Pernambuco
16h30 às 18h – Exemplificando a Curricularização da Extensão
Luciana Del Rio Pinoti – Universidade Estadual Paulista/Campus de Araçatuba
Campanha da MSD Saúde Animal incentiva prevenção da leucemia viral felina
A MSD Saúde Animal lançou campanha nacional sobre leucemia viral felina, focada em prevenção, diagnóstico precoce e vacinação, para reduzir a alta prevalência da doença e ampliar a conscientização de veterinários e responsáveis.
Mapa institui farmacovigilância veterinária no Brasil
O Mapa publicou a Portaria nº 1.472/2025, que institui a farmacovigilância veterinária no Brasil, amplia o controle de riscos, define obrigações às empresas e reforça a proteção à saúde animal, humana e ambiental.
Exame de Proficiência em Medicina Veterinária avança na CCJ da Câmara e entra em fase decisiva de análise
PL 4.262/2023 avança na Câmara e entra na fase final na CCJC. A proposta cria o Exame de Habilitação para veterinários, com forte apoio social, foco na qualidade da formação e proteção da sociedade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: