A resistência bacteriana representa uma das principais ameaças a saúde pública no mundo, sendo um problema na Medicina Humana e Veterinária. Além do uso consciente de antibióticos, um dispositivo pode auxiliar a evitar o uso indiscriminado dessas medicações.
Criado pelo consórcio português SMARTgNOSTICS, o equipamento promete ser capaz de identificar, em tempo real, as bactérias responsáveis pela infecção a sua resistência a antibióticos.
A tecnologia está em fase piloto e será testada ainda este ano no Hospital CUF e em ambientes veterinários do Grupo Lusiaves.
Conforme os responsáveis do projeto, o dispositivo tem potencial para revolucionar o diagnóstico rápido, permitindo respostas mais eficazes e seguras tanto na Medicina Humana como na Medicina Veterinária.
“Só com testes rápidos e acessíveis poderemos dar uma resposta eficaz à resistência antimicrobiana, sobretudo em países de baixo e médio rendimento”, sublinhou Manuela Caniça, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Problema crescente
A resistência bacteriana é resultado, em sua maioria, do uso excessivo de antibióticos em humanos, animais de produção e na aquicultura, e compromete a eficácia dos tratamentos.
Na União Europeia, estima-se que o problema cause anualmente 33 mil mortes e custos superiores a 1,5 mil milhões de euros em saúde.
Para a médica Joana Lemos, do Grupo CUF, a aposta em diagnóstico rápido é decisiva.
Fonte: Cães e Gatos
“A resistência bacteriana já é uma das principais causas de morte a nível mundial. É urgente investir na conscientização da população, no uso racional de antibióticos e em tecnologias inovadoras para frear esse problema”, pontua
Caso Hope pressiona por avanço na regulamentação do uso de cannabis na Medicina Veterinária, diz CFMV
A recuperação do cavalo Hope após tratamento com cannabis destaca o avanço da endocanabinologia veterinária e reforça a urgência de regulamentação segura e específica para uso em animais no Brasil.
Veterinários no agro elevam a nutrição animal à ‘era da precisão’
A nutrição animal exige precisão e personalização. Veterinários são essenciais para transformar ciência em produtividade, reduzir perdas e alinhar o agro às demandas globais por eficiência e sustentabilidade.
5ª Convenção ABHV discute equilíbrio e autocuidado em hospitais veterinários
De 16 a 18/10/25, a 5ª Convenção ABHV reunirá mais de 300 hospitais e 20 mil vets em Florianópolis para debater gestão, segurança, autocuidado e futuro da medicina veterinária hospitalar.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: