A pseudoraiva, também conhecida como doença de Aujeszky, é causada por um vírus da família dos herpesvírus e afeta principalmente os suínos, podendo causar sinais respiratórios, nervosos e reprodutivos. O professor titular aposentado e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS (PPGCV UFRGS), Paulo Michel Roehe, explica que o vírus tem uma característica peculiar: “Ele causa infecções latentes em suínos, tornando-os portadores pelo restante de suas vidas”.
Cães, gatos, bovinos e outras espécies podem ser eventualmente infectados, mas para esses animais a infecção é fatal. “O vírus causa uma encefalite invariavelmente fatal, cujos sinais se assemelham aos da raiva, o que originou o nome pseudorraiva”, esclarece Roehe.
“O vírus causa uma encefalite invariavelmente fatal, cujos sinais se assemelham aos da raiva, o que originou o nome pseudoraiva” – Paulo Michel Roehe, professor convidado PPGCV UFRGS
Transmissão e sintomas
A doença pode ser transmitida por contato direto com animais doentes ou por meio de utensílios, roupas, veículos e carcaças contaminadas. “Cães e gatos podem se infectar ao ingerirem carcaças de suínos contaminados”, afirma o professor. Por serem hospedeiros acidentais, esses animais não propagam a doença. “Eles invariavelmente morrem ao se infectarem”, destaca Roehe.
Os sinais clínicos em cães e gatos incluem alterações de comportamento, febre, tremores, incoordenação motora, ataxia, opistótono (posição anormal da cabeça e pescoço) e convulsões. “Não há grupos específicos mais suscetíveis; qualquer cão ou gato pode ser afetado se tiver contato com o vírus”, complementa o especialista.
MSD Saúde Animal promove a 4ª edição do MSD International Congress
A MSD Saúde Animal realiza, de 15 a 17 de outubro, em Atibaia (SP), o 4º MSD International Congress, reunindo especialistas e novidades sobre medicina veterinária e cuidados com animais de companhia.
Uso de canetas emagrecedoras para tratar obesidade em pets requer cautela e atenção
Canetas emagrecedoras como Ozempic e Mounjaro ainda não têm comprovação segura para pets. Estudos são limitados e riscos existem; hoje, dieta e exercício seguem como tratamento indicado.
Brasil ganha sua primeira associação multissetorial de bem-estar animal: ABBEA é lançada em São Paulo
Iniciativa inédita reunirá ciência, mercado e sociedade para colocar o bem-estar animal no centro do debate nacional e internacional
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: