A pseudoraiva, também conhecida como doença de Aujeszky, é causada por um vírus da família dos herpesvírus e afeta principalmente os suínos, podendo causar sinais respiratórios, nervosos e reprodutivos. O professor titular aposentado e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFRGS (PPGCV UFRGS), Paulo Michel Roehe, explica que o vírus tem uma característica peculiar: “Ele causa infecções latentes em suínos, tornando-os portadores pelo restante de suas vidas”.
Cães, gatos, bovinos e outras espécies podem ser eventualmente infectados, mas para esses animais a infecção é fatal. “O vírus causa uma encefalite invariavelmente fatal, cujos sinais se assemelham aos da raiva, o que originou o nome pseudorraiva”, esclarece Roehe.
“O vírus causa uma encefalite invariavelmente fatal, cujos sinais se assemelham aos da raiva, o que originou o nome pseudoraiva” – Paulo Michel Roehe, professor convidado PPGCV UFRGS
Transmissão e sintomas
A doença pode ser transmitida por contato direto com animais doentes ou por meio de utensílios, roupas, veículos e carcaças contaminadas. “Cães e gatos podem se infectar ao ingerirem carcaças de suínos contaminados”, afirma o professor. Por serem hospedeiros acidentais, esses animais não propagam a doença. “Eles invariavelmente morrem ao se infectarem”, destaca Roehe.
Os sinais clínicos em cães e gatos incluem alterações de comportamento, febre, tremores, incoordenação motora, ataxia, opistótono (posição anormal da cabeça e pescoço) e convulsões. “Não há grupos específicos mais suscetíveis; qualquer cão ou gato pode ser afetado se tiver contato com o vírus”, complementa o especialista.
Exame de Proficiência em Medicina Veterinária avança na CCJ da Câmara e entra em fase decisiva de análise
PL 4.262/2023 avança na Câmara e entra na fase final na CCJC. A proposta cria o Exame de Habilitação para veterinários, com forte apoio social, foco na qualidade da formação e proteção da sociedade.
Senado avança no Estatuto dos Cães e Gatos
Senado avança no Estatuto dos Cães e Gatos, que define animais como seres sencientes, cria regras de tutela e direitos, proíbe maus-tratos e abandono, prevê penalidades e políticas públicas de proteção.
MAPA cria novas regras para farmacovigilância veterinária
MAPA define novas regras de farmacovigilância: empresas devem ter serviço próprio, rótulo com canal ao usuário e reportar eventos graves em 30 dias (ou 72h em risco iminente). Sistema nacional será obrigatório em até 12 meses.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: