O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) encaminhou, nesta sexta-feira (25), ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, solicitando a inclusão dos cursos de Medicina Veterinária na iniciativa nacional de avaliação da formação dos estudantes do ensino superior. A proposta acompanha o lançamento do exame voltado à formação médica, recentemente anunciado pelo ministério.
No documento, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, parabeniza o MEC pela iniciativa e destaca sua importância para o fortalecimento do ensino superior no país. Ela também chama atenção para o atual cenário da Medicina Veterinária no Brasil, que conta com mais de 500 cursos ativos — o maior número no mundo — e defende a urgência de critérios padronizados de avaliação para garantir a qualidade da formação profissional
“A adoção de um exame nacional permitirá identificar fragilidades nos cursos, orientar políticas públicas de melhoria no ensino e oferecer à sociedade transparência sobre a qualificação dos profissionais habilitados. Além disso, fortalece a confiança da população nos serviços prestados pela Medicina Veterinária”, afirma Ana Elisa.
O CFMV se colocou à disposição para colaborar tecnicamente no desenvolvimento e na implementação do exame, garantindo que as especificidades da profissão e sua interface com a saúde única sejam contempladas de forma adequada. A autarquia também solicitou uma audiência com o MEC para aprofundar o diálogo sobre o tema e discutir outros assuntos relevantes à Medicina Veterinária.
CFMV apresenta a Comissão Nacional de Jovens Médicos-Veterinários com o objetivo de fortalecer profissionais em início de carreira
CFMV lança a Comissão Nacional de Jovens Médicos-Veterinários e Zootecnistas para integrar, valorizar e fortalecer profissionais em início de carreira, promovendo voz e protagonismo às novas gerações.
PET VET e ABHV renovam parceria e ampliam mercado
A PET VET Expo renovou até 2029 sua parceria exclusiva com a ABHV, fortalecendo o setor veterinário brasileiro. A união impulsiona inovação, capacitação e expansão global do mercado.
ETECs lançam curso técnico gratuito em veterinária
ETECs de SP abrem 115 vagas gratuitas para curso técnico em veterinária em 2026. As aulas noturnas duram três semestres e formam profissionais para atuar no crescente mercado de saúde animal.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: