O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) encaminhou, nesta sexta-feira (25), ofício ao ministro da Educação, Camilo Santana, solicitando a inclusão dos cursos de Medicina Veterinária na iniciativa nacional de avaliação da formação dos estudantes do ensino superior. A proposta acompanha o lançamento do exame voltado à formação médica, recentemente anunciado pelo ministério.
No documento, a presidente do CFMV, Ana Elisa Almeida, parabeniza o MEC pela iniciativa e destaca sua importância para o fortalecimento do ensino superior no país. Ela também chama atenção para o atual cenário da Medicina Veterinária no Brasil, que conta com mais de 500 cursos ativos — o maior número no mundo — e defende a urgência de critérios padronizados de avaliação para garantir a qualidade da formação profissional
“A adoção de um exame nacional permitirá identificar fragilidades nos cursos, orientar políticas públicas de melhoria no ensino e oferecer à sociedade transparência sobre a qualificação dos profissionais habilitados. Além disso, fortalece a confiança da população nos serviços prestados pela Medicina Veterinária”, afirma Ana Elisa.
O CFMV se colocou à disposição para colaborar tecnicamente no desenvolvimento e na implementação do exame, garantindo que as especificidades da profissão e sua interface com a saúde única sejam contempladas de forma adequada. A autarquia também solicitou uma audiência com o MEC para aprofundar o diálogo sobre o tema e discutir outros assuntos relevantes à Medicina Veterinária.
CFMV prorroga prazo de recadastramento gratuito até 31 de dezembro de 2025
CFMV prorroga até 31/12/2025 o prazo de recadastramento gratuito de médicos-veterinários e zootecnistas, com nova cédula profissional física e digital.
Feridas que não cicatrizam em animais idosos podem indicar ‘doenças silenciosas’ na pele
Feridas que não cicatrizam em pets idosos podem indicar doenças como diabetes ou infecções. Tutores devem buscar diagnóstico e evitar tratamentos caseiros.
CFMV abre consulta pública sobre registro de especialistas; veja como participar
CFMV abre consulta pública até 23/07 sobre nova regra para Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Medicina Veterinária e Zootecnia. Participação pode ser feita em cfmv.gov.br/consultapublica.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: