Com o compromisso de oferecer o que há de mais novo na medicina para cães e gatos, o Nouvet, centro veterinário hospitalar do Jardins, em São Paulo, inaugura seu novo setor oncológico. A unidade é voltada ao diagnóstico e tratamento de câncer em pets, com foco em abordagens individualizadas, acolhimento e tecnologias de ponta.
Com uma estrutura inédita no segmento e projetada para acompanhar a crescente demanda por oncologia veterinária, a nova área oferecerá quimioterapia antineoplásica (Administração de fármacos que impedem a divisão de células tumorais), cirurgia de alta complexidade, terapias imunológicas, medicina de precisão, cuidados paliativos e manejo da dor. A estrutura entra em operação no segundo ano de história do Nouvet, fundada em 2023, consolidando-se como uma referência em medicina veterinária de alta complexidade.
Desde sua fundação, o hospital já se destaca pela oferta de atendimento clínico 24 horas, centro cirúrgico completo, UTI, área de internação infectocontagiosa, além de mais de 20 especialidades médicas veterinárias e um Care Center voltado para banhos e tosas.
Segundo o Dr. Nazilton de Paula Reis Filho, idealizador do setor de oncologia do Nouvet, “o novo setor nasce com o propósito de unir excelência técnica à empatia no cuidado. A proposta é oferecer tratamentos individualizados e humanizados, com foco não apenas na doença, mas no bem-estar integral do pet e da sua família. O espaço contará com uma equipe especializada em diferentes tipos de câncer e com apoio de outras áreas como nefrologia, dermatologia, nutrição, além do suporte emocional contínuo para pacientes e tutores”, explica.
A infraestrutura do novo setor é outro destaque. A unidade contará com um laboratório específico para o preparo seguro de quimioterápicos e sala de aplicação totalmente ambientada para o conforto do pet e sua família, que pode ficar junto com o pet durante as sessões. Serão oferecidos tratamentos por eletroquimioterapia, criocirurgia, e coletas de biópsias minimamente invasivas. Se o caso necessitar, o centro cirúrgico conta com uma torre de videocirurgia com definição 4K. Para completar, exames como tomografia e laboratoriais também estão disponíveis na unidade.
Um dos principais diferenciais será o uso da fluorescência NIRF (“Near-Infrared Fluorescence”, em inglês) para detecção de linfonodos sentinelas, os primeiros gânglios linfáticos que podem receber células cancerígenas em casos de metástase, permitindo identificar precocemente a disseminação do tumor. A tecnologia, inédita na medicina veterinária da América Latina, oferece mais precisão e menos invasividade nos procedimentos diagnósticos.
Todo o ambiente foi planejado para oferecer conforto, segurança e acolhimento. A unidade contará com uma internação exclusiva para pacientes oncológicos, sala de infusão dedicada à manipulação segura dos medicamentos e salas de consulta privativas, projetadas para garantir discrição e escuta ativa em momentos delicados.
“Além de tratar a doença, queremos oferecer um momento menos desafiador para o paciente. Por isso, teremos um plano terapêutico personalizado para cada pet, sem protocolos frios e sempre priorizando o bem-estar animal e da família. "Acolhimento” é a palavra que resume o novo setor de oncologia”, comenta Nazilton.
No Nouvet, o acolhimento começa pelo tutor, considerado parte essencial da equipe de tratamento. Os profissionais incentivam a participação ativa da família na tomada de decisões e na condução dos casos. Para isso, o ambiente oferece luz suave, atendimento personalizado, comunicação clara e um clima de confiança e acolhimento desde a recepção até o pós-tratamento.
O setor também irá oferecer terapias-alvo, conhecidas como “targeted therapies”. “Essas medicações, já disponíveis no Brasil, agem diretamente nas alterações genéticas do tumor e representam uma nova esperança para pacientes oncológicos, com respostas mais eficazes e menos efeitos colaterais”, comenta o veterinário.
Para o Dr. Nazilton, um dos principais objetivos com a abertura da nova unidade é desmistificar o tratamento do câncer em pets. “Não existe uma condição oncológica intratável. Mesmo que a cura não seja possível, é sempre viável proporcionar qualidade de vida e alívio do sofrimento. Por isso o diagnóstico precoce é tão importante, sobretudo diante das informações limitadas sobre o câncer em animais no Brasil”, comenta.
Sobre planos de expansão ou evolução dessa área, o especialista diz que a ideia é continuar investindo em inovação, pesquisa clínica e ampliação do acesso a terapias modernas. A ideia é continuar evoluindo para oferecer sempre o melhor tratamento possível aos pacientes oncológicos e às suas famílias.
Pesquisa revela que 72% dos veterinários são autônomos
Mercado vet cresce com 72% autônomos e pouca formalização. Especialização sobe (66% em pós). Clínica segue como maior fonte de receita do setor hoje!!
Por que cães e gatos enxergam cores diferentes dos humanos?
Pets enxergam em tons de azul e amarelo devido à visão dicromática. Vermelho e verde aparecem apagados. Apesar de verem menos cores, têm ótima visão noturna e detecção de movimento. Escolha brinquedos em azul/amarelo.
Boehringer Ingelheim abre processo seletivo para programa de estágio
Programa de Estágio Boehringer 2026 abre inscrições até 24/11. Busca estudantes de diversas áreas, com início em fev/26. Seleção online, modelo híbrido, benefícios completos e foco em diversidade.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página: