Código Personalizado
Notícias

Estudo revela que obesidade em cães não se resume à comida

Segundo a pesquisa, a raça e o tédio são dois aspectos que podem levar a compulsividade alimentar e, consequentemente, a obesidade em cães

Escrito por Vet Conecta

05 AGO 2025 - 22H01

A obesidade em cães é um tema que está em relevância atualmente, principalmente devido aos malefícios dessa condição.

Para entender um pouco mais por que ela acontece, pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Ciências Biomédicas da Texas A&M University, no Estados Unidos, realizaram um estudo que apontou as principais causas do excesso de peso nesses animais.

“Os cães com excesso de peso são propensos a inúmeros problemas de saúde, incluindo doenças de pele, diabetes e artrite. É essencial que os veterinários compreendam melhor a obesidade canina e se ela pode estar relacionada a fatores sociais, ambientais ou demográficos, para oferecer a cada cão a melhor qualidade de vida possível”, explicou Kate Creevy, professora no Departamento de Ciências Clínicas de Pequenos Animais da universidade.

Compulsão alimentar é mais comum em algumas raças

De acordo com os resultados da pesquisa, a obesidade em cães é o causada por alguns fatores, como raça, ambiente em que vivem e apetite para comer.

Com relação a raça, a pesquisa concluiu que cachorros classificados como Retrievers, Spaniels e Setters possuem cerca de 10% mais probabilidade de serem significativamente influenciados pela compulsividade alimentar, o que pode contribuir para o excesso de peso.

Além disso, os cães que vivem em ambientes urbanos ou em lares com vários animais também demonstram maior motivação para comer.

“É provável que estes fatores influenciem a quantidade de exercício que os cães fazem, assim como o seu acesso à comida. Alguns cachorros procuram comida por tédio, algo que pode ser mais frequente em contextos com menos estímulos e atividade física. Por outro lado, tutores com vários cães podem optar por práticas como a alimentação livre, o que aumenta a disponibilidade de comida”, afirmou Creevy.

Dessa forma, para conseguir realizar um manejo de peso adequado nos animais é preciso não somente avaliar a alimentação ofertada, como também os aspectos ambientais e genéticos. Assim, será possível garantir uma vida saúdavel de acordo com as necessidades de cada cão.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vet Conecta, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.