Código Personalizado
Notícias

Equipamentos portáteis transformam o tratamento de animais de grande porte

Diversos aparelhos “de bolso” podem ser transportados, facilitando o acesso de veterinários a equinos, bovinos e outros animais.

Escrito por Vet Conecta

12 MAI 2025 - 09H00

O trabalho de um veterinário não se resume a atender cães e gatos em clínicas veterinárias. Muitos profissionais também se ocupam da reabilitação física de animais de grande porte, recuperando lesões, traumas e condições que podem acometer o sistema nervoso, neurológico e musculoesquelético desses animais.

Como os equinos, bovinos, caprinos e ovinos são encontrados em fazendas e demais áreas rurais, a tecnologia exerce um papel importante para que os veterinários possam ter acesso e oferecer os cuidados necessários a esses animais. Por isso, equipamentos usados no diagnóstico e tratamento estão sendo adaptados em aparelhos portáteis, que oferecem configurações ajustáveis para atender a diferentes espécies.

 “A tecnologia está transformando a medicina veterinária. A cada dia, novos recursos são incorporados ao dia a dia dos profissionais, como os aparelhos portáteis que podem ser levados para fora da clínica e que complementam o atendimento, facilitando o diagnóstico e o tratamento de animais de grande porte”, analisa Isabela Pagnan, médica veterinária e consultora comercial da HTM Vet, indústria especializada em equipamentos para a medicina veterinária.

Utilizar os equipamentos certos é fundamental para desempenhar as técnicas corretas, levando em consideração que os animais maiores têm tecido mais grosso e músculos mais fortes do que animais menores. Conheça alguns deles:

Campo eletromagnético de alta intensidade

Este equipamento emite pulsos eletromagnéticos de alta frequência em regiões afetadas por lesões e inflamações, reparando nervos, fortalecendo e regenerando os tecidos e trazendo alívio para dores. Chamado de Recovery VET, na HTM VET, ele não apenas garante a recuperação funcional do animal, mas também ajuda a prevenir lesões futuras. Tem controle digital, e seu case de transporte acompanha fixadores adequados para acomodar o equipamento durante seu uso em campo.

Ultrassom abdominal portátil com tecnologia de bolso

O ultrassom portátil oferece todas as características de um equipamento convencional, mas é conectado a um aplicativo que pode ser acessado pelo smartphone, tablet ou notebook para visualizar as imagens em alta resolução e identificar doenças nos órgãos da região abdominal. Também é particularmente útil no acompanhamento pré-natal de fêmeas de grande porte.

 Raio-X portátil

O raio-X portátil pode ser usado para realizar exames radiológicos em animais de pequeno, médio e grande porte, com imagens de qualidade para identificar até as menores lesões. Um dos diferenciais deste equipamento é que ele é desenvolvido para facilitar e agilizar a realização do exame, evitando a espera de um agendamento e o trabalhoso transporte do animal até um equipamento tradicional.

Medidor oscilométrico de alta definição

Esse equipamento é usado para avaliar a função pulmonar dos animais, por meio de medições precisas da resistência e complacência das vias aéreas enquanto o animal respira, sendo um equipamento avançado na área da medicina veterinária.

Eletroestimulador multifuncional

Alguns desses equipamentos também podem trazer múltiplas funções, como o Eletroestimulador VET portable, da HTM VET. Por meio de correntes excitomotoras e terapêuticas, ele pode ser usado para fortalecer a musculatura, além de promover a reparação tecidual, atrofias musculares, tendinites, auxiliar no pós-cirúrgico e aliviar dores agudas e crônicas.

Outros equipamentos usados no cotidiano de um veterinário que já podem ser encontrados em versão portátil são: medidor de pressão arterial; eletrocardiógrafo (ECG), usado na avaliação da saúde cardíaca pela atividade elétrica do coração; e o monitor multiparamétrico, que permite monitorar os principais sinais vitais

“Os equipamentos portáteis oferecem maior flexibilidade e, ao mesmo tempo, conforto para os animais durante os tratamentos. Eliminar a necessidade de transportá-los para clínicas com equipamentos fixos pode reduzir o estresse tanto do animal quanto do profissional”, finaliza Isabela Pagnan, médica veterinária e consultora comercial da HTM Vet. 

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vet Conecta, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.