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Brasil torna-se hub da Dechra para o mercado latino-americano

Farmacêutica veterinária integra as operações da América Central à sua gestão no Brasil, com a meta de reforçar o continente como polo exportador.

Escrito por Vet Conecta

28 ABR 2025 - 09H00

O Brasil ganha relevância na agenda estratégica da Dechra, farmacêutica veterinária de bandeira britânica e uma das sete maiores fabricantes de saúde animal do mundo. O país acaba de se tornar o hub estratégico da companhia para a América Latina, integrando à sua gestão as operações do México e da América Central.

O objetivo é reforçar a participação da região no faturamento global e consolidá-la como polo exportador e de inovação. Além dos países da América do Sul, o hub latino-americano incorporou o México e demais mercados da América Central e do Caribe, que antes se reportavam à América do Norte. A nova região Latam responde atualnente por 4,7% da receita total da Dechra.

“Essa decisão atende à proposta de capturar mais sinergias comerciais, de marketing e P&D entre esses países, muito similares não apenas em relação ao idioma e à cultura, mas também às dinâmicas de mercado e aos requisitos regulatórios”, ressalta André Paleari, diretor da farmacêutica para a região.

A integração da região também vai ao encontro do plano para incrementar duas categorias consideradas promissoras – pets e equinos. “Esses segmentos formam 80% do market share global da companhia e 53% no Brasil. É um terreno fértil para crescermos”, acredita.

A linha para animais de companhia conta com vacinas contra raiva e múltiplas enfermidades, soros hiperimunes, kits de diagnóstico e medicamentos destinados a áreas como cardiologia, dermatologia e endocrinologia, entre outros. Nesta última categoria, a fabricante produz o líder de mercado Vetoryl. Outros carros-chefes são o Osurnia, para o tratamento da otite; e o antipulgas Invicto. O mais recente lançamento é o Cardisure, voltado ao tratamento de insuficiência cardíaca canina. Ao todo, a companhia mantém 79 SKUs na América Latina.

Planta no estado do Paraná sustentará essa estratégia

O complexo industrial sediado em Londrina (PR) será a base de sustentação da estratégia da Dechra. A fábrica é a única da farmacêutica na América Latina e uma das sete em nível mundial – duas estão nos Estados Unidos e as demais no Reino Unido, Austrália, Croácia e Holanda.

A planta passou por uma ampliação no início deste ano, recebendo investimentos de R$ 21 milhões. A área de 10,3 mil m² passou a somar 12 mil m². A expansão do complexo industrial em Londrina e é crucial para fortalecer a capacidade de testes internos da Dechra, aumentando a eficiência operacional e possibilitando o atendimento à crescente demanda no mercado brasileiro e latino-americano. Atualmente, 80% dos medicamentos comercializados no Brasil são fabricados localmente.

“Com essa estrutura, esperamos aprimorar a eficiência operacional e o processo produtivo, estimulando o desenvolvimento de medicamentos inovadores e até mesmo o intercâmbio com os demais hubs operacionais da Dechra”, argumenta Paleari.

Sobre a Dechra

A farmacêutica veterinária Dechra iniciou operações no Reino Unido em 1997. Hoje ocupa a 7ª posição no ranking global da indústria de saúde animal, com portfólio para pets, equinos, suínos, bovinos e aves, com presença em mais de 20 países e exportações para cerca de 50 mercados. Desde 2018 atua no Brasil, onde mantém 79 SKUs e comercializou mais de 4,5 milhóes de unidades de medicamentos no ano passado, com faturamento em torno de R$ 202 milhões.

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