Código Personalizado
Notícias

Boehringer Ingelheim reforça a importância do combate à circovirose suína para a garantia de uma proteína de qualidade

A doença, altamente prevalente e potencialmente fatal, requer uma abordagem completa para sua prevenção, tendo na vacinação em massa seu principal pilar

Escrito por Vet Conecta

28 JAN 2026 - 16H24 (Atualizada em 28 JAN 2026 - 16H45)

O Brasil é atualmente o quarto maior produtor e exportador de carne suína no mundo, contando com cerca de 2,1 milhões de matrizes suínas e abatendo cerca de 57 milhões de suínos por ano, segundo dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Devido à sua relevância no mercado global, o produtor rural brasileiro carrega a responsabilidade de garantir a máxima qualidade da proteína suína, tanto para o mercado interno quanto externo, prevenindo doenças por meio da biosseguridade, da alimentação e do manejo correto dos animais.

Entre as principais doenças da suinocultura, destaca-se a circovirose, que é viral e altamente contagiosa. A enfermidade caracteriza-se por debilitar o sistema imunológico dos animais, levando a perda de peso, retardo no crescimento e maior suscetibilidade a outras infecções. Não existem dados de mercado exatos sobre a quantidade de animais afetados por essa doença no Brasil, uma vez que o vírus é endêmico, estando presente na maioria das granjas comerciais. É de senso comum que a maioria dos suínos, em algum momento da vida, terá contato com o vírus.

“Apesar de não ser zoonótica, a circovirose é uma das principais doenças que podem acometer o suíno, podendo levar à morte do animal. Ela pode acometer suínos de todas as idades e não possui um período específico do ano de incidência, portanto deve ser monitorada regularmente pelo Suinocultor”, explica Abilio Alessandri, diretor da unidade de aves e suínos da Boehringer Ingelheim.

A melhor forma de prevenção da doença é a adoção de uma estratégia abrangente, que possui como pilar central a vacinação, mas também inclui a biosseguridade e o manejo correto dos animais. “A resposta para o combate está na integração de todos os envolvidos na operação. Somente com o entendimento claro do que é a doença e a importância de seu combate é que conseguiremos um controle eficaz.", complementa o executivo.

A Boehringer Ingelheim possui em seu portfólio soluções renomadas para o combate à circovirose suína, com destaque para a Ingelvac® CircoFlex, destinada exclusivamente para o combate à doença.

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vet Conecta, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.